Pensamentos Musicais

Se a música é o alimento do amor não parem de tocar. Dêem-me música em excesso; tanta que, depois de saciar, mate de náusea o apetite.

William Shakespeare

DICAS PARA MELHOR APROVEITAMENTO

Atenção:
Em nosso Blog estaremos fazendo diversas postagens, com conteúdos técnicos e teóricos, sobre Percussão.
Cada tema será divididas em partes para proporcionar uma melhor organização.
Inicaremos sempre com contéudos teóricos e depois com os conteúdos técnicos e práticos para cada instrumento, sempre apresentando vídeos e exercícios.
Caso você queira ver as postagens apenas de um tema especifico, basta clicar nos marcadores no canto direito da tela.
Nossas postagens serão períodicas e qualquer dúvida pode ser perguntada diretamente ao fim de cada postagem no link de mensagens ou ou pelo e-mail: nivaldo.perc@gmail.com , teremos o maior prazer em tentar ajudá-lo.






quarta-feira, 23 de junho de 2010

Instrumentos de Altura Definida e Altura Indefinida

No Universo Percussivo, os instrumentos de percussão estão divididos nos grupos classificados por C. Sachs e Hornbostel, como já vimos no post anterior, mas ainda podemos ter uma classificação interna nos grupos, que está relacionada com a determinação da altura do som produzido. (note que não estou falando de volume de som..... e sim de altura especificas, notas musicais).
Então para aqueles que achavam que na percussão não existe a opção de tocar melodias ai vai uma boa noticia.
Nesse caso os Instrumentos de Percussão podem ser dividos em dois grupos distintos:

  • Instrumentos de altura (som) definida
  • Instrumentos de altura (som) indefinida

Instrumentos de altura (som) definida
(clique nas fotos para ampliar)

Os instrumentos de altura definida, são aqueles que produzem notas musicais especificas. Em sua maioria são instrumentos classificados inicialmente na família dos Idiofones ( ou seja aqueles de corpos sólidos que produzem sons ao serem percutidos)
Podemos destacar:

Marimba, Xilofone,
Vibrafone, Glockenspiel, Campanas Tubulares, Gongos etc.

Obs. Os Gongos posuem notas especificas, nesse caso temos uma leve confusão , pois muitos confundem pela semelhança os Gongos com os chamados Tam-Tams, mas esses não possuem notas especificas


Nessa mesma família temos também os Tímpanos que é o único membro da família dos Membranofones (produzem sons pela vibração de membranas ao serem percutidas) que produzem notas musicais determinadas.



Instrumentos de altura (som) indefinida

Os instrumentos de altura indefinida, são aqueles que não produzem notas musicais especificas., eles produzem determinados sons ou efeitos não classifcados como notas especificas, estão distribuídos em todas as categorias de instrumentos.
Podemos destacar:

Caixa-Clara, Bumbo, Bongôs, Atabaques, Pratos, Triângulos, Afouxê, etc...




Nas próximas postagens estaremos falando sobre alguns instrumentos de cada família para que todos possam ter conhecimento sobre os instrumentos de percussão, antes de iniciarmos dicas técnicas para prática instrumental.


4 comentários:

  1. Nivaldo! Que grande idéia compartilhar seu conhecimento! Seu blog está ficando bastante interessante e visualmente bonito! Parabéns! Continue postando sobre o assunto, garanto que vou ser sua seguidora. Seguindo seu exemplo, vou tentar manter sempre atualizado o meu blog também. Visite-me e ajude-me a "construir pontes" http://educacaomusicalmmarta.blogspot.com/. Abraço, Marta.

    ResponderExcluir
  2. Tem alguns erros de português ne...

    ResponderExcluir