Pensamentos Musicais

Se a música é o alimento do amor não parem de tocar. Dêem-me música em excesso; tanta que, depois de saciar, mate de náusea o apetite.

William Shakespeare

Barra de Vídeo

Loading...

DICAS PARA MELHOR APROVEITAMENTO

Atenção:
Em nosso Blog estaremos fazendo diversas postagens, com conteúdos técnicos e teóricos, sobre Percussão.
Cada tema será divididas em partes para proporcionar uma melhor organização.
Inicaremos sempre com contéudos teóricos e depois com os conteúdos técnicos e práticos para cada instrumento, sempre apresentando vídeos e exercícios.
Caso você queira ver as postagens apenas de um tema especifico, basta clicar nos marcadores no canto direito da tela.
Nossas postagens serão períodicas e qualquer dúvida pode ser perguntada diretamente ao fim de cada postagem no link de mensagens ou ou pelo e-mail: nivaldo.perc@gmail.com , teremos o maior prazer em tentar ajudá-lo.






sábado, 31 de julho de 2010

Instrumentos de Percussão - Parte 1 - Teclados de Percussão - Glockenspiel

Orientações iniciais:

Esse blog visa servir de ferramenta para o aprendizado da Percusão, ele é composto por artigos teóricos, vídeos, fotos ilustrativas e exercícios técnicos.
Use os marcadores lateraias para acessar o assunto de seu interesse e lembre-se a organização do blog é sempre pela postagem mais recente, por isso procure ler o blog ou a informação de seu interesse a partir das postagens mais antigas ou leia o blog na integra a parir da primeira postagem.
Lembre-se: Você pode enviar questionamentos em forma de mensagens abaixo de cada postagem ou por e-mail: nivaldo.perc@gmail.com
as atualização são informadas via Twiter e comunidade do Orkut, onde vocês tambem podem criar tópicos de discussão sobre as postagens propostas.
acessem : http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103231766
e participem das discussões.


Caros amigos nessa postagem estaremos falando do Glockenspiel mais um dos instrumentos da Família dos Teclados de Percussão:



Glockenspiel



Clique nas fotos para ampliar


O Glockenspiel é um instumento de percussão da família dos idiofones, o nome Glockenspiel é de origem alemã e pode ser traduzido como "Glocken = Sinos/ Spiel = Jogo - Jogo de sinos", ou "Carrilhão", mas o termo carrilhão em português gra confusão com outro instrumento já conhecido por esse nome, nos EUA ele também conhecido como "bells". Nesse Blog para ue não haja confusão estaremos utlizando o termo Glockenspiel, para designar esse instrumento.
O instrumento é muito usado na música orquestral e também bastante usado nas bandas militares, para que o mesmo fosse usado em desfile foi desenvolvido algumas mudanças na estrutura do Instrum
ento no qual começou a ser conhecido como "Lyra Bell", Lyra de de Banda ou somente como Lyra (gerando algumas vezes um pequeno conflito com o instrumento de cordas chamado lyra, pois muitos confundem os dois.)


Clique nas fotos para ampliar

No Brasil é muito comum a utilização desse instrumento nas Bandas escolares, onde erroneamente esse instrumento é chamado de Marimba, a qual como podemos observar é completamente diferente.
O Glockenspiel possui um som bem brilhante e agudo que é produzido pelas suas teclas de metal que podem ser confeccionadas em aço ou alumínio sendo as teclas de aço utilizado nos instrumentos de melhor qualidade.
O repertório do Glockespiel é bem váriado e podemos citar:

  • A Flauta Mágica - Wolfgan Amadeus Mozart;
  • Segunda Rapsodya Hungara - Franz Liszt;
  • Pretouchka - Igor Stravinsky;
  • La Mer - Debussy;
  • Grand Canyon Suite - Grofe;
  • Sinfonia nº 5 - Shostakovich;
  • Pines of Rome - Respighi;
  • Alvamar Overture - James Barnes;
Abaixo iremos apresentar alguns vídeos demosntrando as possibilidades desse instrumento:

Nesse vídeo podemos ter uma noção da propostra sonora do Glockenspiel, nessa demonstração temos a execução de um trecho do Glockenspiel : "Raiders March - Indiana Jones".






Nesse vídeo temos a excução da Obra Pines of Rome de Otorrino Respighi.



Como citamos a Lyra Bell é muito utilizada no Brasil nas Bandas Escolares, mas não é uma característica exclusiva, como podemos perceber nesse vídeo da "Banda da Escola Normal Superior Divina Providência" da Colômbia.



No Vídeo abaixo temos a obra "Alvamar Overture" do Compositor James Barnes.



Nesse último vídeo, temos um projeto bem interessante, desenvolvido em 2006 na Universidade de Minessota, onde o Engenheiro Mecânico Noel, desenvolveu um robô que toca música.
Lucy and Sky with diamonds - Bealtes





Na próxima postagem estaremos, falando sobre: Campanas Tubulares, Sinos, Crotales, Celesta e Gongos.

Qualquer dúvida nos envie um e-mail:
nivaldo.perc@gmail.com

Para ficar sempre atualizado, nos adicione no Orkut, Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário