Pensamentos Musicais

Se a música é o alimento do amor não parem de tocar. Dêem-me música em excesso; tanta que, depois de saciar, mate de náusea o apetite.

William Shakespeare

DICAS PARA MELHOR APROVEITAMENTO

Atenção:
Em nosso Blog estaremos fazendo diversas postagens, com conteúdos técnicos e teóricos, sobre Percussão.
Cada tema será divididas em partes para proporcionar uma melhor organização.
Inicaremos sempre com contéudos teóricos e depois com os conteúdos técnicos e práticos para cada instrumento, sempre apresentando vídeos e exercícios.
Caso você queira ver as postagens apenas de um tema especifico, basta clicar nos marcadores no canto direito da tela.
Nossas postagens serão períodicas e qualquer dúvida pode ser perguntada diretamente ao fim de cada postagem no link de mensagens ou ou pelo e-mail: nivaldo.perc@gmail.com , teremos o maior prazer em tentar ajudá-lo.






quinta-feira, 1 de julho de 2010

Instrumentos de Percussão - Parte 1 - Teclados de Percussão - Marimba

Caros amigos
A partir dessa postagem começaremos a explanar sobre alguns instrumentos de Percussão, nossa proposta nesse momento é que todos possam conhecer uma parcela dos Instrumentos de Percussão e suas possibilidades musicais, para depois começarmos a trabalhar questões técnicas e exercícios.
Como uma grande parcela de possoas possuem um conhecimento relativo do que seja os Instrumentos de Percussão, começaremos nosso tópico com os Instrumentos de Teclado de Percussão que não são tão conhecidos.

TECLADOS DE PERCUSSÃO

Os Teclados de Percussão são instrumentos percussivos melódicos, nos Estados Unidos utiliza-se a expressão "Mallets", para desiginar esses instrumentos, nessa família os instrumentos mais comuns são: o Xilofone, o Vibrafone, o Glockenspiel, as Campanas Tubulares, a Celesta e a Marimba.
Nessa fase estaremos falando de cada um desses instrumentos, mostrando suas possibilidades musicais.
Começaremos pela Marimba.


MARIMBA
clique nas fotos para ampliar


foto dr. Ney Gabriel Rosauro
www.neyrosauro.com


A Marimba é um instrumento de percussão de altura definida, Idiofone. Sua origem sua origem é um pouco incerta alguns afirmam que a marimba é descendente de antigos instrumentos de teclado do continente africano, outros apontam a Ásia e outros afirmam haver indícios desses instrumentos na América pré-colombiana.
Para alguns esse assunto é muito polêmico e defendem algumas teses sobre a origem do Instrumento:

"1. A marimba teria sido importada da África e adotada na América Central.
2. A marimba é um instrumento nativo da América e foi encontrada a oeste da Guatemala e em regiões do México, mais especificamente no estado de Chiapas.
3. A marimba originou-se da África, em uma forma rudimentar de xilofone e foi aperfeiçoada pelos Malaios em tempos pré-históricos, espalhando-se para o leste através do Oceano Índico para a África na região de Zambeze, e por mais uma rota através do sudoeste da Ásia.
4. A marimba foi inventada na África e América independentemente, isto ocorreu também com os tambores em geral e mais particularmente com outros instrumentos os quais são supostos de preceder a marimba."

Essas teses são propostas por vários historiadores:
maiores informações: James Dutton'Marimba.' in Percussion Anthony. 4th ed. (Northfield, Illinois: The Instrumentalist Company, 1998) e David Vela " nformation on the Marimba. Ed. + Trans. Vida Chenoweth. (Auckland, New Zealand: Institute Press, 1958).

A marimba possui suas teclas feitas em madeira, do ponto de vista da afinação, a marimba moderna é afinada ressaltando os harmônicos em oitavas, sua estenção pode atingir até 5 oitavas (começando do dó).
As madeiras utilizadas em sua confecção são: Honduras Rosewood (uma espécie de Jacarandá Hondrurenho) e como substituto o Padouk Africano. No Brasil iniciou recentemente a fabricação desse instrumento utilizando madeiras alternativas na construção de seu teclado: Cumaru, Jacarandá da Bahia, Sebastião Arruda e Ipê. Ambas madeiras ainda estão em processo de analise para garantir uma melhor sonoridade do instrumento.
De forma geral o instrumento se compõe de um teclado confeccionado em madeira, (semelhante ao teclado de um piano), disposto em um suporte com tubos de ressonância (afinados) que garantem o melhor som para o instrumento.
Do ponto de vista técnico, o instrumento pode ser tocado com duas ou quatro baquetas, em algumas peças alguns instrumentistas podem utilizar mais.
para 04 baquetas temos a possibilidades de usar-mos as seguintes técnicas já consagradas mundialmente: Musser; Burton, tradicional e a Extendend Traditional Cross Grip.
As Baquetas podem ser de linha, lã ou borracha, com cabos rigido ou de ratan (a escolha do cabo está ligada diretamente a técnica utilizada).
O Instrumentista pode atuar em recitais, orquestras ou como solista.
Dentre os vários concertos compostos para esse instrumento, temos destaque para o Concerto nº 1 para Marimba e Orquestra de autoria de Ney Gabriel Rosauro, que é o Concerto mais tocado nos últimos 20 anos, sendo referência em todo o mundo.
Cabe ressaltar que o instrumento é usado tanto na musica erudita como popular.


Foto Katarzyna Mycka
www.marimbasolo.com


Dentre os grande expoentes do instrumento podemos citar:


Prof. Dr. Ney Gabriel Rosauro (Brasil)
Keiko Abe (japão)
Evelyn Glennie (Reino Unido)
Nanae Mimura (japão)
Robert Van Sice (EUA)
Katarzyna Mycka (Alemanhã)
Nancy Zeltsman (EUA)
Dentre outros.

Abaixo iremos apresentar alguns videos para que vocês terem uma noção das possibiliddes do instrumento:




Concerto nº 1 para Marimba e Orquestra - Ney Rosauro
Execução Evelyn Glennie - Parte 1




Concerto nº 1 para Marimba e Orquestra - Ney Rosauro
Execução Evelyn Glennie - Parte 2

Na Marimba temos a execução não apenas de obras originais como também trancrições do repertório sinfônico e popular


Esse vídeo é para os amantes de Vídeo Game


Mario Theme

Nesse vídeo temos uma trasncrição do Preludio Nº 1 para violoncelo Johan Sebastian Bach para Marimba




Beatles on Marimba



"With a Little Help From My Friends"
Arranjo para Marimba



Esses vídeos são apenas uma demonstração das possibilidades da marimba. Para ver outras possibilidades assista alguns vídeos no You Tube


Na próxima postagem continuaremos falando sobre os outros instrumentos de Teclado de Percussão.

Um comentário:

  1. Beatles na marimba, fantástico! Já peguei Michelle pra tocar no vibrafone, ficou linda! Amei o blog, gostaria de uma ajuda, aonde posso encontrar partituras para caixa clara? Preciso urgente da “Regiment of the Rudiments”, de TIMOTHY... Se souber peço que avise-me. Parabnes pelo blog, sigo desde já.

    ResponderExcluir