Pensamentos Musicais

Se a música é o alimento do amor não parem de tocar. Dêem-me música em excesso; tanta que, depois de saciar, mate de náusea o apetite.

William Shakespeare

DICAS PARA MELHOR APROVEITAMENTO

Atenção:
Em nosso Blog estaremos fazendo diversas postagens, com conteúdos técnicos e teóricos, sobre Percussão.
Cada tema será divididas em partes para proporcionar uma melhor organização.
Inicaremos sempre com contéudos teóricos e depois com os conteúdos técnicos e práticos para cada instrumento, sempre apresentando vídeos e exercícios.
Caso você queira ver as postagens apenas de um tema especifico, basta clicar nos marcadores no canto direito da tela.
Nossas postagens serão períodicas e qualquer dúvida pode ser perguntada diretamente ao fim de cada postagem no link de mensagens ou ou pelo e-mail: nivaldo.perc@gmail.com , teremos o maior prazer em tentar ajudá-lo.






sábado, 5 de junho de 2010

Inclusão digital e a Educação para o Século XXI

Inclusão digital e a Educação para o Século XXI



A palavra do momento é “Inclusão Digital”, jornais, revistas, programas de televisão e discursos Políticos, sempre estão tratando desse tema, e acaba fazendo com que um grande número da população tenha acesso ao tema, o fato de afirmar que muitos têm acesso ao tema não é possível expressar quantos realmente conhecem o tema e suas implicações, para muitos a inclusão digital é vista como a entrada para o futuro e uma nova porta para o desenvolvimento dos povos.
Estamos vivendo a chamada era da Informação, e o mundo globalizado em que vivemos nos cobra o desenvolvimento de determinadas capacidades sociais, educacionais colaborativas e digitais, dessa forma temos que a “Inclusão Digital” é importante para o desenvolvimento do individuo e por isso vêm tomando grande força na mídia, a grande questão é até que ponto essa mídia não está agindo por interesse econômico próprio, ora como desenvolvedora de conteúdo, ora com propagandas consumistas etc.
O mundo digital nos mostra um novo cenário econômico, onde a televisão não é a única ferramenta formadora de opinião e vendedora de produtos. Se partirmos por essa analise capitalista temos que o maior número de pessoas deve ter acesso a essas novas tecnologias de informação para se tornarem novos consumidores de produtos e conteúdos tecnológicos, de certa forma seremos grandes rebanhos conduzidos por caminhos tortuosos sem ao menos termos o direito de saber quais as nossas opções.
Por outro lado com a Nova Era digital temos a acesso a um grande número de informação a nossas mãos, teses cientificas, livros, revistas, noticias, e agora a formação educacional via EAD, ao analisarmos essa vertente do mundo digital a Inclusão se faz necessária para que o individuo passe a ter acesso a informação que auxilie na sua formação educacional e pessoal.
Dessa forma muito já foi dito sobre a importância da inclusão social no processo de Inclusão Digital, que virou bandeira de muitos Políticos nos últimos anos, que é vendida com a ideia de um “computador para todos”; “internet para todos”, e ai começam grandes demagogias, falta alimento na comunidade, mas um Telecentro foi implantado, falta professores para alfabetização, mas todos vão ter acesso digital de banda larga.
Ao colocarmos esses dois pontos conflitantes frente a frente temos que apenas a boa formação pode determinar o sucesso dessa “Inclusão Digital”, estamos num mundo moderno e dinâmico com muitas oportunidades e informações, devemos nesse momento buscar a melhor forma de transformar essa informação em formação, formação educacional, formação pessoal, formação social.
Ter acesso a computador, Internet Banda Larga em todos os lares não é sinonimo de sucesso da um programa de “Inclusão Digital” se isso ocorrer teremos na verdade um grande número de “analfabetos digitais funcionais”, ou seja, aqueles que possuem um computador e acesso a informação, mas não sabem para que usar.
Por isso todo o Processo de Inclusão digital deve ser acompanhado por um programa de educação sólido onde o individuo possa ser agente formador de sua própria realidade, onde ele tenha condições de desenvolver suas capacidades cognitivas e ter discernimento para utilizar todas as possibilidades desse mundo globalizado, criando possibilidades para mudar sua realidade social por meio do conhecimento e da informação, quebrando as barreiras do preconceito e contribuindo para uma sociedade mais dinâmica e funcional.
Ante o exposto acredito que devemos nos empenhar par termos uma “Inclusão Digital”, mais qualitativa e não quantitativa com estamos presenciando nesse momento, podemos e devemos utilizar o computador e a Internet para nos divertir, com msn, orkut, facebook, blogs, flicker, jogos etc., mas temos que ter consciência de nossos atos e sabermos utilizar esses recursos de forma produtiva, para que sirva de estimulo para nosso desenvolvimento. Devemos nos ater a qualidade na absorção da informação e do conhecimento dessa forma nos tornando pessoas ativas na sociedade da informação e não meros espectadores de um mundo digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário