Pensamentos Musicais

Se a música é o alimento do amor não parem de tocar. Dêem-me música em excesso; tanta que, depois de saciar, mate de náusea o apetite.

William Shakespeare

DICAS PARA MELHOR APROVEITAMENTO

Atenção:
Em nosso Blog estaremos fazendo diversas postagens, com conteúdos técnicos e teóricos, sobre Percussão.
Cada tema será divididas em partes para proporcionar uma melhor organização.
Inicaremos sempre com contéudos teóricos e depois com os conteúdos técnicos e práticos para cada instrumento, sempre apresentando vídeos e exercícios.
Caso você queira ver as postagens apenas de um tema especifico, basta clicar nos marcadores no canto direito da tela.
Nossas postagens serão períodicas e qualquer dúvida pode ser perguntada diretamente ao fim de cada postagem no link de mensagens ou ou pelo e-mail: nivaldo.perc@gmail.com , teremos o maior prazer em tentar ajudá-lo.






domingo, 20 de junho de 2010

A Percussão e a Musica Moderna

Quando falamos de Percussão, muitos só conseguem pensar em: Bateria e no trabalho da Percussão Popular, a Percussão Erudita (aquela que tem na Orquestra) muitas vezes nem é lembrada.
Se você falar que é percussionista e vão perguntar se você toca bateria ou em qual banda você toca.
Isso muitas vezes acontece por falta de informação sobre todo o cenário musical percussivo, para muitos somos meros acompanhantes e nunca solistas.
Hoje temos muitas possibilidades artísticas para os percussionistas é grande o número de obras musicais que colocam o percussionista figura participativa na música e também como solista.
Um alguns estudiosos um pouco disso se deve a obra "Ionization" de Edgard Varese, que é classificada como um marco da Percussão, mudando radicalmente a forma com que enxergavam o trabalho percussivo. sobre essa obra especificamente iremos comentar mais adiante.

Os instrumentos musicais são divididos em algumas famílias, a classificação adotada atualmente foi criada em 1914 por C. Sachs e Hornbostel, que agrupa todos os instrumentos em quatro categorias: aerofones, cordofones, idiofones e membranofones. Com o advento dos instrumentos eletronicos, foi criada uma nova categoria denominada electrofones.

No Universo da Percussão estamos divididos em alguns grupos distintos:

Pelo tipo de som produzido podemos destacar:
(clique nas fotos para ampliar)

  • Instrumentos de Percussão Idiofones: Esse grupo é formado pelos instrumentos que produzem som pela própria vibração de seu corpo sólido, podemos citar: Marimba, Vibrafone, Xilofone, Pratos, Triângulos etc..



  • Instrumento de Percussão Membranofones: Esse grupo é formado pelos instrumentos que produzem som pela vibração de membranas, podemos citar: Tímpanos, Caixas, Bombos, Bongôs, etc..



  • Instrumento de Percussão Cordofones: Esse grupo é formado pelos instrumentos que produzem som pela vibração de cordas, podemos citar Berimbau, etc...
  • Instrumento de Percussão Aerofones: Esse grupo é formado pelos instrumentos que produzem som pela vibração do ar, podemos citar: Apitos, etc...



Na próxima postagem estaremos falando um pouco mais de cada família dos instrumentos de percussão.

Agora para aqueles que acham que a percussão é mera acompanhante no mundo musical, não existindo a possibilidade de trabalho solos ou até mesmo trabalhos mais comerciais, gostaríamos de apresentar esse vídeo da Percussionista Japonesa Nanae Mimura, que vem desenvolvendo um grande trabalho musical, esse vídeo é da Música Prana gravada pela Sony Music no Cd "Prana".
Para todos uma boa Música, e até a próxima.



Um comentário:

  1. Ola Nivaldo, tudo bem?
    Adorei seu blog. Vi que você criou uma lista de outros blogs e sites ao lado, muito bem criado, fica mais fácil o acesso.
    Bacana também ter colocado a classificação de idiofones, membrafones, etc. Conheço muitos músicos que desconheciam essa classificação, muito bem exemplificado também, parabéns.
    Se possível visite o meu, vou falar sobre Educação a Distância em paralelo ao curso de Apreciação Musical: http://pattypianista.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir